top of page

Cardio em jejum

O que é?

A ideia do cardio em jejum é praticar treino cardiovascular sem antes fazer qualquer refeição. Na maioria das vezes, o cardio em jejum ocorre de manhã, com jejum nas 6 a 10 horas anteriores. Com o estômago vazio, o organismo apresenta índices baixos de glicose e glicogénio, o que favorece a queima de gordura.

As três fontes de energia fundamentais que possibilitam ao corpo praticar adequadamente atividade física são os carboidratos, a proteína e a gordura, sendo que a primeira opção de combustível que o corpo usa são os hidratos de carbono. Depois de consumires hidratos de carbono, o teu corpo fica com glicose (os blocos de construção dos hidratos de carbono) disponível na corrente sanguínea e nos músculos para obter energia. Treinos cardiovasculares muito longos e intensos queimam a glicose disponível para posteriormente começar a usar a massa muscular como fonte de energia, o que não é recomendado.

A teoria por trás do cardio em jejum é trabalhar a um nível menos intenso, para que, quando a glicose não estiver prontamente disponível, o corpo comece a decompor a gordura armazenada para obter energia.

Funciona para perda de gordura/perda de peso?

Como acontece com a maioria das estratégias de musculação, depende. Embora apoie a ideia de que mais gordura é queimada quando não há hidratos de carbono no nosso sistema digestivo, pode ser difícil ter energia suficiente para a nossa sessão de corrida ou ciclismo, portanto, não é certo que funcione para todos.

Se já estiveres habituado(a) a treinos cardiovasculares de intensidade baixa a moderada, então podes perfeitamente praticar o cardio em jejum ainda que tenhas dificuldade em acordar cedo de manhã, pois podes executar este tipo de treino 6 horas após a última refeição (entre o almoço e um jantar tardio, por exemplo).

Na maioria das pessoas, treinar em jejum com regularidade torna o corpo, ao longo do tempo, ainda mais eficiente na queima de gordura como combustível. Sem glicose prontamente disponível, as células são forçadas a adaptarem-se para obter a energia necessária. Isto significa que a gordura é usada quando treinas com a intensidade certa.

É seguro?

A menos que tenhas problemas relacionados com o controlo do nível de açúcar no sangue, que podem tornar inseguro treinar sem uma refeição adequada, é normalmente seguro para a maioria das pessoas realizar um treino de cardio em jejum de intensidade baixa a moderada. A maioria dos planos de treino inclui “recuperação ativa” ou dias de cardio, o que são boas oportunidades para experimentares o cardio em jejum!

No entanto, se pretendes realizar um treino intervalado de alta intensidade ou corrida de longa distância, é melhor agendá-los para as alturas em que estás devidamente abastecido(a) em alimentos!

​

Estás a tentar reduzir a tua gordura corporal sem ver o sucesso de que gostarias? Sentes-te insatisfeito(a) ao ver-te ao espelho? É costume madrugares e treinares de manhã? Estás a praticar o jejum intermitente ou consegues acordar sem sentir fome imediatamente? Nesse caso, o cardio em jejum pode ser uma boa opção de treino para ti! Se necessitas de um profissional para te ajudar a reduzir a tua gordura corporal então não percas tempo! Contacta-me para agendarmos umas sessões e concretizar o teu objetivo!

  • Instagram - Black Circle
  • Facebook ícone social
  • YouTube
bottom of page