Lat pulldown
Neste artigo iremos abordar um exercício de musculação denominado “Lat pulldown”. Este é um exercício que trabalha a musculatura das costas, nomeadamente: o latíssimo dorso, o trapézio, o redondo menor e maior, o infraespinhoso, o deltoide posterior assim como o bícep braquial.
Quando falamos em exercício físico, referimo-nos a um trabalho que tem
​como objetivo aumentar a aptidão física e a qualidade de vida, evidenciando os benefícios na saúde, estética e reabilitação. Mas, como também sabemos, a realização destes exercícios de forma errada pode ser prejudicial, sendo sempre importante o acompanhamento de um bom profissional.
No caso do “Lat pulldown”, é muito comum ver pessoas a executar este exercício trazendo a barra à nuca ao invés de a trazer em direção do peitoral. Mas porquê?
​
Se analisarmos a eficiência do exercício trazendo a barra à nuca, podemos constatar que este tem realmente uma boa ativação da musculatura dorsal, mas será seguro realizar o exercício desta forma?
Em primeiro lugar, ao executar o exercício trazendo a barra à nuca, colocamos os nossos ombros em abdução e rotação externa, aumentando a tensão no ligamento glenoumeral inferior.
Assim, a sua execução incorreta poderá acarretar lesões crónicas no ombro do indivíduo.
Em segundo lugar, para conseguir trazer a barra à nuca, a tendência
será deslocar a cabeça para a frente para facilitar a passagem da barra, podendo resultar em danos nas vértebras da coluna cervical.
​
Resumindo, as consequências negativas deste exercício sobrepõem os seus benefícios, sendo possível a substituição do mesmo pela barra ao peito. Este último, é mais seguro e tem o mesmo nível de ativação muscular.
Como executar o Lat pulldown de forma correta?
1. Ajusta o suporte do joelho para que as tuas pernas fiquem bem presas;
​
2. Segura firmemente a barra com as palmas das mãos voltadas para a frente (pega pronada). Neste caso, as mãos devem ficar mais amplas do que a largura dos ombros;
ou
3. Segura a barra com as palmas das mãos voltadas para ti (pega supinada). Neste caso, as mãos devem ficar afastadas à largura dos ombros;
​
4. Inclina-te ligeiramente para trás (aproximadamente 20/30 graus) e mantém o teu abdominal contraído;
​
5. Puxa a barra para baixo em direção à parte superior do peito, contraíndo as omoplatas uma contra a outra. Certifica-te que os cotovelos se movem para baixo e não para a retaguarda;
​
6. Lentamente, volta à posição inicial estendendo totalmente os braços.
Espero que tenhas gostado deste artigo e que não tenhas ficado com dúvidas. No entanto, podes sempre contactar-me através das minhas redes sociais mencionadas abaixo para qualquer esclarecimento adicional.